Detalhes Básicos e sugestões: Montagem Caloi Bianchi antiga.... Sou adepto "Faça você mesmo" por isso fiz alguns detalhes Básicos,Postei e dicas de algumas peças, pinturas faixas e filetes para-lamas, Soldas, e todo sistema de freios peças corretas e suas regulagens.
1º - Sistema de freios igual tenho 1 par completo igual o seu
sendo dianteiro com parafusos e molas cilindro, e traseiro liso. E mais dois Balancim
traseiros similares que podem servir também basta seguir o esquema ferraduras traseiro de freios, podendo ser com
parafuso ajuste da ferradura traseira ou caneta pra puxar a ferradura traseira. De acordo com fotos fácil entendimento...
a regulagem do freio é basicamente na mola dos cilindros sugiro ter pelo menos
3 tamanhos de molas pra ver qual melhor se ajusta...Regulagem é totalmente diferente
do sistema de freios varão tradicional, por ter regulagem nos cilindros com
mola, e patinhos de freio com parafuso nó de freios, além de ter que conferir o
ângulo das 4 guias fixas no quadro e garfo talvez tenha ajustar essas guias, para os patinhos não ficar muito
longe do aro, ou pegando nos raios do aro. No sistema de freios balancim de
cima na Caloi é sempre parafusado no quadro sem transfixar pra outro lado do quadro,
se tiver diferente disso o quadro deve ter sido danificado ou quebrado na porca
aperto do balancim de cima.... Caso não tenha no quadro basta soldar 1 Porca
sextavada ou redonda de 0,5 mm de espessura da porca é no mesmo tamanho porca de eixo
grosso de aro bike. Em 0,5 mm tamanho da peça espessura do porca roscada, com o furo que esta no quadro pra parafusar.
Muito fácil de encontrar essa porca de medidas diferente em lojas especializadas
de parafusos, assim como as molas do cilindro, não acha em lojas materiais de
construção comum ou ferragens. Se o quadro tiver furo atravessando para outro
lado, algo de errado aconteceu nesse quadro, o correto é corrigir esse erro com
soladas. Pra Caloi antiga isso não existe.
2º Paralamas Bianchi e Caloi são os mesmos modelos
conhecidos no Brasil das Mercswiss com uma ondulação no centro dos paralamas,
estes paralamas sempre arredondados. Tendo no par de paralamas sempre contendo 4
hastes e 2 abraçadeiras dianteira e traseira. Os outros modelos tradicional igual
usados em Goricke ou monark não são os mesmo na Caloi antiga, Na Caloi é igual a Bianchi e as Inglesas..Este Parlamas, são Fácil encontrar no ML
pra vender o vendedor Beppler de Joinville SC tem pra vender o par sendo Mercswiss ele vende sem as
hastes e abraçadeiras da Caloi, são os mesmos das bikes inglesas...Os filetes originais
da Caloi nesse modelo de para-lamas eram como fiz nas minha somente podendo
escolher as cores diferentes a gosto de cada um.
3º as cincos faixas tubo central fiz um projeto caseiro com
desenho e medidas seguindo modelo original do Quadro, assim como medidas e um
molde a mão do original Caloi qual estava no quadro... Fiz as 5 faixas tubo central em pintura de tinta de acordo com as medidas do desenho do projeto...
Somente o Logam e o Caloi resolvi pegar pronto com adesivista fez sob encomenda de acordo com coordenadas minhas. Pois resolvi pegar um adesivo pronto Caloi sem usar o molde original que fiz em papelão, muito por falta de tempo espaço na minha casa. E o resultado do Caloi adesivo, ficou basicamente o mesmo do original, pois o adesivista de Bicicletas antigas é um dos melhores do Brasil, Junior adesivos de Santa Catarinas, atende todos restauradores de bikes antigas do Brasil.
Somente o Logam e o Caloi resolvi pegar pronto com adesivista fez sob encomenda de acordo com coordenadas minhas. Pois resolvi pegar um adesivo pronto Caloi sem usar o molde original que fiz em papelão, muito por falta de tempo espaço na minha casa. E o resultado do Caloi adesivo, ficou basicamente o mesmo do original, pois o adesivista de Bicicletas antigas é um dos melhores do Brasil, Junior adesivos de Santa Catarinas, atende todos restauradores de bikes antigas do Brasil.
4º Para inserir o Caloi no guidão deixando Guidão Timbrado
Caloi, basta procurar em sua região, algum gravador de joias, ourives que faça gravação
nomes em joias e alianças, que é o profissional indicado pra fazer essa
gravação no guidão o nome Caloi... Somente tem de levar o guidão totalmente
desmontado e limpo, pro gravador de joias, serviço bem barato... um trabalho muito simples de fazer num custo baixo, tem
que ser feito antes de mandar pra cromagem... Pois todas as peças pra serem cromadas
tem que serem descamadas e limpas de ferrugem na politrix... Essa limpeza na Politrix quem faz é oficina de cromagem, por isso as peças tem que ir todas desmontadas de preferencia em lotes, pra não misturar ou perder peças miúdas. Estando o Logan Caloi pronto não tem como estragar a cromagem depois de pronta. ...Já fiz isto em
outras Caloi Aro 28 antigas minha, fica um serviço perfeito e qualificando a
peça do guidão timbrado Caloi....
Observação finais.
Lhe digo uma coisa pra fechar eu quando comecei minha Caloi
Bianchi, se tivesse alguém da minha cidade ou na internet pra fornecer poucas e boas dicas e sugestões que estou informando, eu teria evitado muitas compras erradas de peças que fiz na época, e me bati
demais pra ajustar varias peças... Pois na maioria das oficinas bicicletas de
minha cidade ninguém conhecem ou viram falar de Caloi Bianchi ou Caloi
fiorentina nada sabem, muitas oficinas sabiam menos que eu.
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Amigo Lauro,desculpa pela demora em responder! Muito obrigado pelas informações,certamente irei usar todo este material. Ficou claro agora como era fixado aquela peça do freio traseiro[foto 6]ao quadro. Poderia me passar por gentileza, qual o diametro externo desta porca? Desde ja agradecido!
ResponderExcluirOlá desculpe a demora responder pois só fui notificado hoje...
ResponderExcluirTudo com fotos sempre facilita uma sugestão, fica melhor pra explicar.
Veja colocando essa porca com rosca sem ela transfixar o furo do outro lado, a própria rosca porca consegue aperto do balancim de cima, das canetas do freio varão. E como está no seu quadro esta errado tem soldar a porca roscada e fechar o furo do outro lado com solda.
A medida dessa porca redonda com rosca, vou passar em mm, que é a medida padrão de parafusos...
A porca redonda é 12 mm por 5 mm de espessura, somente o furo onde tem a rosca tem que ser na medida do seu aí que está transfixando para outro lado...
Caso você não encontre essa porca redonda nas medidas, também serve uma porca roscada sextava... Eu acho que acha pra comprar essa porca nas medidas... Somente em casas de parafusos em várias cidades tem. ...
Só posso dizer uma coisa que pode acatar como sugestão, antes de fazer a pintura que é a parte mais fácil...
O correto seria você corrigir tudo nesse quadro, e acertar todas as peças antes, principalmente os freios.
Na minha eu montei tudo antes e desmontei pra pintura e cromagem. pois o sistema de freios é a parte bem complicada pra acerto.
E o pessoal de bikes não conhecem esse sistema freios é bem complexo.
Qualquer coisa fico a disposição novas perguntas sobre as peças, ajustes etc.... aguardo fotos e novidades
Boa tarde! Sim a parte da pintura é mais fácil, pra mim o maior desafio é esta parte da solda, aqui tem bons soldadores, espero encontra-los em um dia inspirado, vou optar pela mig e não soldar por inteiro, penso em retirar material em quatro pontos da porca, cruzados em forma de CRUZ e apenas preencher estes pontos com 4 pontos de solda, pra não aquecer tanto o quadro, o que acha disso? Já anotei aqui as medidas vou providenciar amanhã na hora do almoço, mais novidades te aviso. Obrigado!!
ExcluirOlá amigo... Bom a hora de corrigir todas soldas é agora,
Excluire Mig é adequada desde que tenha profissional que saiba o que está fazendo. Todo trabalho depende do profissional...
E essa solda tem de fazer bem com calma pra não esquentar demais os tubos. Mas consegue fazer e fica zerado.
igual eu disse visualizando a distancias todas suas fotos
eu notei 2 pontos no conjunto pra corrigir com solda.
1º a porca rosca do balancim que está quebrada e furo errado do outro lado, ali tem de corrigir em duas soldas, uma pra colocar a porca roscada que esta faltando notasse que foi quebrada na rosca e outra fechar o furo do outro lado, nivelado com o tubo.
2º Corrigir com solda a tampa roscada da caixa central pé de vela, pois a sua esta um pouco estragada nos dentes de aperto, na parte de fora da tampa, bem visível.
Até postei a foto da minha Caixa centro de como tem que ser igual pelo meu está na minha, as duas são da mesma medida 36 mm e design, só marcas diferentes.
Igual lhe disse essa caixa centro original em 36 mm no nível da sua está quase perfeita não se encontra fácil pra venda. Uma nova pode puxar uns 200 reais pra mais e se achar pra comprar hoje.
Por isso merece arrumar a tampa maior a sua deixar zerada.
Veja pelas minhas fotos, a minha estava estragadinha num dente, bem menos que o da sua,
eu mandei fazer uma soldinha o próprio soldador lixou deixou tudo no nível recuperada, Só fiz uma pinturinha com spray ficou zerada
A parte de solda é Mig essa peça pode ser feita sim 4 pontas no quadro,
pois é uma peça não vai ter peso nenhum nela...
A função dela é só pra firmar o balancim no quadro, que é com pouco aperto na rosca, pois o balancim trabalha igual 1 pino de aperto ligando todo conjunto de Canetas “varetas”. Depois na pintura corrige esses pontos das soldas com Massa Acrílica de pequenas correções automotiva em tubo, na hora do Prime..
Bom de momento seria isso. Vamos aguardar boas novidades. Ok. Abs.
Obrigado, encontrei a porca agora é fazer estas correções. Meu tempo está muito curto amigo, tenho que finalizar um serviço amanhã, estou montando ferragem para a construção de um sobrado, depois de amanhã vou tirar um dia de folga e levarei o quadro e a tampa do central para soldar, pode deixar que vou tirar fotos de antes e depois e criar um post para mostrar o processo de restauro! Abraço, até mais!
ExcluirOlá amigo! Eu que agradeço em saber que a minha Caloi Bianchi década 40, serviu de inspiração tanto em cor etc.
ExcluirPra um resgate e futuro restauro de outra Caloi Bianchi, que estava perdida, esquecida, por falta de conhecimento do antigo dono. Também tomara você consiga achar alguma data no quadro.
Saiba também tenho outro ramo de serviço trabalho num escritório.
Não tenho nem oficina de bicicleta pra comercio.
Mas faço e curto restaurar Bicicletas antigas somente pra meu Hobby,
não o faço pra ganhar dinheiro nem sou profissional.
Mas procuro fazer minha Bicicleta o mais próximo do original sempre, estudo sempre a marca e detalhes etc...
Bom, precisando de algumas coordenadas a distância terei imenso prazer de informar do que sei na medida do possível...
Aguardo novidades dessa Caloi Bianchi, tenho certeza vai ser tudo de bom Sim nesse restauro... Deus abençoe. Abs. Lauro.
descrição - porca redonda com rosca.
ResponderExcluirA porca redonda com Rosca é 12 mm diâmetro, por 5 mm de espessura.
Este comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirBoa noite Lauro, vejo que tem bastante conhecimento. Estou começando a restaurar uma bicicleta que foi do meu falecido pai e pelo que pesquisei na internet é uma Caloi Fiorentina, poderia me dar um apoio com algumas informações? Não sou especialista mas tenho uma certa habilidade e assim gostaria de eu mesmo trabalhar nisso. Para começar procurei na internet pelo movimento central do pé de vela mas não obtive sucesso, é possível encontrar esse item? Muito obrigado!
Olá amigo Nivaldo Campos! Agradeço elogios em especial gostar da Minha Caloi Bianchi... Só um detalhe apesar da minha Caloi Bianchi, ser semelhante à Caloi Fiorentina, ela é antes da Caloi Fiorentina mais de 15 anos antes, pois a minha é de 1940, São Caloi distintas... E sobre achar as peças esta um pouco difícil mais ainda acha alguma coisa Sim no Mercado Livre... O movimento de Centro da Caloi Fiorentina é o 36 mm se achar vai custar próximo de 200 reais, mais o 35mm conhecido como salva quadro serve... Inclusive achei 1 original Caloi 35 mm Salva quadro, pode colocar na Caloi Fiorentina que serve, eu tenho aqui guardado de reserva e já coloquei na minha Caloi Bianchi e serviu tranquilamente. Inclusive vou colocar os Links do Mercado Livre, da coroa pé de vela Caloi Fiorentina no valor de R$ 150,00 e o movimento central Caloi original salva quadro no valor de R$ 60,00... Eu se fosse você já comprava essas duas peças, elas irão servir, e mais tarde você consegue achar um movimento 36 mm. Segue link abaixo.
Excluirhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1343230900-movimento-central-35mm-caloi-original-_JM#position=26&type=item&tracking_id=bd590e36-43f9-4a82-9af3-481442e7fb8e
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1364102945-coroa-pe-de-vela-bicicleta-antiga-_JM#position=12&type=item&tracking_id=1d4e06ca-637b-41a5-8616-907b26ad84d2
Ate agradeço a todos, mais quem veio fazer perguntas na minha postagem e foi respondido sobre o que perguntou. Ao menos deveria voltar agradecer e contar como resolveu sua duvida... eu faria isso num post. é bem desanimante isso, estou pesando seriamente em desativar comentários desses 2 post... Uma vez que não tem reciprocidade, a intenção minha era ter reciprocidade numa via unica de mão dupla.. E não é o que tenho visto, infelizmente. Só perguntam colhem informações e nem muito obrigado. Ok.
ExcluirBoa noite Lauro, agradeço muito sua ajuda. Não respondi pois estava na correria com trabalho, minha mãe idosa com problema de saúde etc. Deixei meu quadro em uma loja que faz recuperação pois está com uma solda muito feia e precisa ser refeita, verifiquei também que o movimento de centro é 34,7 tenho muito trabalho pela frente rsrs abraço!
ResponderExcluirOla Nivaldo Campos.. agradeço seu retorno, bom as peça que voce perguntou eu respondi inclusive deixei links, e lhe garanto tanto o movimento central que indiquei serve no seu quadro, pois esse é o famoso salva quadro sem rosca.. Eu tive 1 caloi Fiorentina e usei um desses serviu muito bem, e a coroa da Fiorentina é a qual indiquei no link, com desenhos em losango arredondados, se colocar de estrela 5 pontas não é da Caloi Fiorentina é da Caloi Barra forte década 70.. Agora também não sei se o amigo vai querer fazer a sua 100% original.. ou vai querer customizar com peças made in china modernas, ai fica a seu critério... Saúde pra sua mãezinha, e Boa sorte nessa empreitada da Caloi Fiorentina.
ResponderExcluirPois é Lauro, sou muito detalhista, quero fazer para que fique o mais original possível, o que está me preocupando um pouco é se a solda do quadro ficará boa, pois tem aquele detalhe da porca arredondada do freio que fica somente de um lado ... E é difícil fazer com que a pessoa que está mexendo se atende a esses detalhes. Mas assim que tiver um avanço maior dou notícias por aqui. Obrigado mais uma vez. abraço
ResponderExcluirBoa noite Nivaldo
ExcluirEu fiz uma assessoria pra outro Senhor aqui com o mesmo problema seu dessa porca arredonda com rosca. Eu lhe garanto pode fazer sem susto essa solda Mig nada quem um bom profissional de solda não faça. Talvez seja difícil encontrar essa peça tem que ser em loja que vende parafusos e ferragens, que não é material de construção, quase todas as cidades tem essas lojas. Caso você não ache procure um torneiro mecânico, ele torneara essa peça com essa redonda de rosca. Outra coisa essa peça no parafuso não precisa dar muito aperto no parafuso na rosca, ela serve como um eixo do balancim que movimenta pra cima e pra baixo no freio de varão. Você pode fazer a solda com apenas uns poucos pingos no quadro e depois corrigir com massa plástica automotiva na pintura, não tem como dar errado. Digo-lhe você achando a porca na medida em que passei o resto tendo o profissional soldador pra fazer é um serviço facílimo de executar. Segue descrição abaixo medidas sempre em milímetros.
Descrição - porca redonda com rosca.
A porca redonda com Rosca é 12 mm diâmetro, por 5 mm de espessura
Aguardamos novidades. abs. Lauro
Boa noite Lauro, sim vou tentar orienta los sobre esse detalhes, infelizmente a solda feita anteriormente acabou sendo feita muito próxima aos cachimbos do quadro tirando assim os detalhes deles também, o profissional que está fazendo o serviço disse que irá usar solda amarela para fazer a emenda dos tubos, essa semana voltarei lá para ver o andamento, é possível postar foto aqui? Abraço.
ResponderExcluirOlá amigo Nivaldo!
ExcluirVamos lá! No que posso lhe adiantar reveja a foto 6 do meu post mostre ao profissional soldador, ali é nítido tem deixar uma distancia do cachimbo de cima, essa distancia é + ou – 0,5 mm abaixo. Não tem como fazer errada essa solda, me admira um erro grotesco desses.
Sua declaração só me reforça uma coisa no Brasil esta formando péssimos profissionais em todas as áreas, principalmente soldador, torneiros, mecânicos bikes em geral e outras atividades de prestação de serviço. Etc. Uma vez precisei fazer um serviço de tornearia numa tornearia bem montada maquina e ferramentas de 1ª categoria só de aparência, pois o torneiro proprietário muito confuso não sabia nada, como desenrolar um serviço diferente do que ele estava acostumado na tornearia dele. A peça que precisava era igual um nipes, com roscas diferentes dum lado pro outro, pra eu poder fazer ele universal servir em qualquer caneta ferradura do freio caso precisasse, estava precisando de 4 ferraduras fazer 2 usando uma do outro pra ficar igual. Esta peça serve no sistema freio desses da Bianchi Caloi postado nesse meu post. O torneiro não entendia o que eu queria mais nem eu desenhando a peça e lavando tudo pra medidas. Tanto que quando fui buscar a peça, fez à peça toda errado, não dava rosca em nenhuma das minhas peças... Tive que sair comprar um nipe de plástico de material construção de outra media, levar pra ele ver o que eu precisava, ai ele conseguiu fazer a peça nas medidas correta pra me servir. E pior queria me cobrar à peça errada que estava sobrando, falei negativo. Eu ameacei chamar a policia, vou pagar só o valor combinado da peça que me serve. Falei na cara vá fazer um novo curso de tornearia que você não tem condições ter esse negocio, é admissível o cara ter uma oficina desse nível e não saber fazer uma peça simples dessa e não saber nada, saber menos que eu que sou leigo no serviço dele. Ai aceitou paguei só o que contratei. Bom, espero ter ajudado. Aguardo novidades. Valeu. Lauro
Boa noite amigo Lauro, realmente, é desanimador a prestação de serviços no Brasil, sou responsável por manutenção em fábrica de cimento e estou bem desanimado com a competência dos profissionais, não tem condições...
ResponderExcluirMas é isso, é uma luta... Mais um vez agradeço pelo apoio, boa noite!
Ah, fiz uma postagem aqui com uma foto da bike, antes de eu desmonta-la, depois vou postar mais.
ResponderExcluirLink abaixo.
https://restauracaobicicletafiorentina.blogspot.com/2019/12/blog-post.html?m=1
Olá a todos! Amigo Lauro, venho dizer que agradeço pelos seus conhecimentos passados, realmente eu deveria ter voltado mais vezes ao post. Até hoje ainda não fiz nenhum procedimento na bicicleta devido a falta de tempo, como vc mesmo disse, vc demorou um bom tempo para restaurar a sua! Eu trabalho com construção e as vezes chego a noite em casa! Com suas informações com certeza irei mostrar os resultados com os devidos créditos, que eu sem dúvida não iria conseguir sem a ajuda de pessoas como vc! Abraço!
ResponderExcluir