sexta-feira, 22 de maio de 2020

Bicicleta Caloi Fiorentina – Aro 28 - Ano 1950/60





      Conversando com dois amigos aqui do Blog, Nivaldo e Nando, resolvi também montar uma Caloi Fiorentina. 
Que sem medo de errar é uma das mais belas bicicletas Nacional produzida no Brasil dum fabricante genuíno Brasileiro/Italiano-Caloi.  

Trata-se uma bicicleta Caloi Fiorentina toda original, aro 28 freios de varão, restaurada ponta a ponta em todos os detalhes originais quando saiu de fabrica, sem inventar peças que não eram de época ou dela quando foi fabricada na Caloi Antiga
.
Esta possui varias peças carimbadas Caloi, Guidão, eixo centro, coroa Pé de vela e suporte do farol, todas com timbre original Caloi. Armação selim Pullman e cubos com graxeira no dianteiro e traseiro... As cores foram aplicadas em Spray automotivo Azul médio, creme (areia) e prata. Prime automotivo e Verniz automotivo.
Foi feita a pintura
- Azul médio, Quadro e Paralamas.
- Creme Cachimbos, nas 5 faixas tubo Central e filete central nas cores Creme.
- Alumínio Filetes Paralamas e ombreira garfo.
 Sendo as peças cromadas respeitando seus timbres e logotipos Caloi,  guidão Coroa e pé de vela.
Estando tudo pronto coloquei os adesivos originais dessa bicicleta Caloi Fiorentina, muito fácil de comprar no Mercado Livre a custos Baixos. Sendo fieis aos originais da época.

Novamente informo, sou favorável da ideia faça você mesmo.
E hoje com evolução dos materiais de pintura automotiva na linha spray e removedor pastoso toda sua qualidade, rapidez e eficiência do produto, desde que saiba aplicar os mesmos.
Não tem mais nada que desabone a tinta spray automotiva, que era tão mal falada no passado. Mais pra desqualificar o produto, pelo pessoal de pintura de outros segmentos.

Constatei tinta spray automotiva além renovar muito a peça na pintura, é incomparável o baixo custo do material de fácil aplicação... Fazendo um custo beneficio excelente pra quem quer fazer um restauro Bike etc.  num baixo custo tendo excelente  resultado sem precisar investir em compressor e pistola de pintura numa mega estrutura de oficina pintura automotiva... Podendo ser o tudo feito no fundo de quintal artesanalmente, respeitando um ritual de preparo da peça sem pular etapas duma pintura. Envolve limpeza geral da peça, lixamento taquear a peça preparo com massa correção fundo prime, pinturas, faixas/filetes, verniz etc.

==============



















3 comentários:

  1. Meu Deus! Que capricho, é de encher os olhos! Tudo muito bem feito, a pintura os detalhes, amigo vc é profissional sim! Um excelente trabalho, as cores muito bonitas e um acabamento perfeito!! Acredito que vc tenha tido uma imensa satisfação ao ver o trabalho finalizado! Mais uma bicicleta antiga restaurada, mais um pedaço de história resgatado, sem dúvida muito linda esta Caloi Fiorentina ano 50/60! Coloque uma foto dela ao lado da sua Caloi Bianchi 1940! Mais um vez parabéns, obrigado por nos prestigiar com este post. Vou seguindo aqui com o restauro das minhas bikes, aguardo a melhora do tempo, hoje amanheceu chovendo e está muito nublado e frio agora, assim que melhorar eu continuo e em breve posto fotos do processo! Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Nando, agradeço elogios, mas sou não considero profissional..Como disse tem que seguir etapas num restauro nada na correria..Veja na 1ª foto era só o que eu tinha realmente de peças original dela, tinha que ajuntar com algumas minhas e outras precisei comprar pra fechar as peças...pra depois pensar em desmontar as que necessitam cromagem guidão, coroa pe de vela e suporte de farol...além de fazer uma Sela nova na armação sob media no meu sapateiro de confiança..pra depois ir acertando as etapas da pintura...Se o cidadão que quiser fazer um trabalho desse nivel artesanal como fiz...A sugestão é se planejar seguindo um cronograma sem pular etapas...O resultado no final é satisfação...E voce se disse sabias palavras satisfação mais uma restaurada...Ja digo diferente mais uma resgatada do esquecimento pra vida, essa tava literalmente no Brejo, o quadro e garfo tava num ferro velho de bikes dum amigo meu largada numa valeta, As peças cheiravam até peixe podre no quadro, etc...Nunca peguei umas peças tão sujas igual a essa ai...Só comprei porque tava tudo integro Original sem soldas fissuras ou quebrada. Mas digo tava feia a coisa..Tive higienizar todas peças antes, com muita água e sabão gasolina e álcool, pra pensar em fazer o incio da desmontagem da primeira foto....Mas beleza vamos aguardar agora a sua Caloi Bianchi...Valeu..abraços a todos.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir